Centro Espírita Fonte de Luz

Centro Espírita Fonte de Luz
Rua General Sampaio 401

sábado, 17 de dezembro de 2011

"Se o Espiritismo deve, assim como foi anun­ciado, trazer a transformação da Humanidade, isto pode ser apenas pelo melhoramento das massas, o que pode acontecer gradualmente e pouco a pouco, apenas pelo melhoramento dos indivíduos".(O Livro dos Médiuns", cap. XXIX, item 350), Allan Kardec



       Se observássemos o que acontece conosco momento a momento; se atendêssemos à prioridade de ordem humano-espiritual, buscando a estabilidade comportamental; se colocássemos como objetivo a inversão dos aspectos não tão bons que moram em nosso interior; se arejássemos diariamente a casa mental com leituras e mensagens edificantes, indiscutivelmente mudaríamos o rumo dos acontecimentos.
       Os sentimentos, pensamentos e ações são aspectos fundamentais para a transformação do indivíduo.
       Sentimento, onde estão as nossas qualidades morais; sensibilidade de inverter valores: o ruim em bom, o negativo em positivo.
       Pensamento, onde formamos idéias, a serem emanadas e proferidas.
       Ação é o modo de atuar, ligado diretamente ao sentimento e ao pensamento.
       O conhecimento e a sabedoria são meios que nos fortalecem e nos estruturam satisfatoriamente; devemos investigar o conhecimento dentro das verdades da vida, ou seja, acompanhando o certo e o errado para fins de aprendizado; sabedoria que está na vivência e fundamentalmente na troca de conversas, onde devemos escutar o próximo em suas dificuldades, alegrias, tristezas, colhendo assim informações que nos tornem capazes de absorver modificações positivas e alargar a capacidade de raciocínio.
       O envolvimento no bem, constantemente, bem como a sua prática, contribuem para o equilíbrio em todos os campos. Envolver-se no bem e praticá-lo é doação, ajudando o próximo dentro das nossas possibilidades, não só materiais, mas moralmente, que não custa nada: voltar-se à dedicação, ao bem estar, à qualidade de vida que é, sem dúvida, a paz de espírito, tanto nossa, como a do próximo.
       Acreditamos ser o maior desafio, para todos nós, exercitar a humildade; contudo, é um aspecto importantíssimo para a verdadeira transformação do ser humano. Humildade é simplicidade, despretensão e modéstia, totalmente contrária ao orgulho, que é um mal ainda entranhado no homem.
        O capítulo VII do Evangelho Segundo o Espiritismo - Bem aventurados os pobres de espírito -  nos aponta que o reino dos céus é para os simples, ou seja, aqueles que têm simplicidade de coração e humildade de espírito, onde a humildade está no plano das virtudes que nos aproximam de Deus Mais vale para a felicidade do homem ser pobre de espírito, no sentido de mundo, e rico em qualidades morais. Os grandes são os humildes e os pequenos, os orgulhosos.
      Portanto, a missão do centro espírita, junto do conteúdo maravilhoso, objetivo, consolador e elucidativo contido na doutrina ditada pelos espíritos superiores e codificada por Allan Kardec, é trazer, inegavelmente, uma oportunidade maravilhosa à imensa necessidade de modificação do homem, para assim obtermos um tempo de alegrias e melhorias em todos os sentidos; uma real conscientização e lucidez sobre qual é o nosso papel nessa existência, para nos aproximar da felicidade tão almejada e, no entanto, ainda desconhecida e distante, pela ausência de percepção...












Nenhum comentário:

Postar um comentário